domingo, maio 06, 2007

Conveniente prova brasil de 2006

Já falei aqui várias vezes que a educação foi um dos piores fatores do governo Lula. Simplesmente muitos dos avanços obtidos no governo Fernando Henrique quase foram por água abaixo devido a má gestão petista. Contudo, isso não se tornou um dos motivos para que o povo votasse em Geraldo Alckmin porque o ex-governador de São Paulo foi visto como mal gestor na área educacional também.

Mas como isso aconteceu se dentre as marcas desse governador estão ações benéficas e criativas como escola da família. Construiu uma nova universidade, 19 novas Faetecs, estimulou a reciclagem dos professores, de forma que todos hoje tenham diploma universitário e aumentou o orçamento da educação. Como é possível que ele tenha sido visto como um governador que não se interessa pela educação?

Simples, pouco antes das eleições foi divulgado o resultado da Prova Brasil, um exame do MEC, ou seja do ministério da educação petista, para avaliar o ensino básico nas escolas públicas. São Paulo ficou em vergonhoso vigésimo lugar.

Acontece que agora, passadas as eleições, o MEC divulga um novo indice, o IDEP, e verifica que nove das dez escolas públicas do Brasil são paulistas. Estranho né, um estado estar entre os dez piores em educação e ao mesmo tempo possuir as melhores escolas. Aí então que eles resolvem revisar o resultado do Prova Brasil e descobrem que houve um "erro no cálculo" dos computadores.

Muito conveniente esse "erro de cálculo" não?

Leia mais:

3 comentários:

tunico disse...

Thiago, os números são manipulados de acordo com as conveniências. Nós aqui da arquibancada temos que realizar um grande esforço para não nos rendermos às manipulações.É difícil.

Anônimo disse...

Olá,
Fico surpresa com os resultados da Prova Brasil. Sou do interior de Pernambuco e esse Estado tem sido apontado como o pior no quesito educação. Entretanto, quando recebemos alunos de Estados que obtiveram excelentes resultados, nos surpreendemos com a falta de preparo deles. Será que esse dados são reais?

Chico Motta disse...

Desculpe mas não houve erro no calculo, não sei de onde vc inventou isso... O que ocorreu é que o Ideb é um sistema de avaliação que inclui a prova brasil e além dela o saeb, então não se avalia só a proficiencia dos alunos... mas outros requisitos. Além disso são paulo teve um melhor resultado, pois houve um forte boicote das escolas estaduais a avaliação, ficando somente com os resultados das escolas municipais, e daquelas estaduais que são de melhor qualidade, por isso, recebeu resultado superior na ultima avaliação, além disso a história de 9 das 10 primeiras escolas é menitira também, pois as duas primeiras são do rio de janeiro.... bem é isso...