sexta-feira, agosto 03, 2007

Caos aéreo: pro governo o culpado já morreu

Neste momento o governo Lula está se vangloriando. Fazendo diversos gestos top top, como aquele que Marco Aurélio Garcia fazia quando flagrado. Isso porque com a abertura da caixa preta, há grandes indícios de que o culpado seja o piloto. O problema é que independente de quem é o culpado pelo acidente, mais uma vez ficou evidente a incapacidade deste governo para administrar o país. E mais uma vez o presidente Lula diz não saber de nada.

Vou citar alguns itens que precisam ser lembrados por todos aqueles que votaram pela reeleição de Lula:

1) Dez meses se passaram e o governo só resolveu trabalhar pra acabar com a crise agora. Antes disso preferiu reclamar da mídia independente se fazendo de coitadinho e tomar atitudes burras e desesperadas, como na negociação com os controladores. Dez meses depois, não dá pro presidente da república discursar dizendo que não sabia a gravidade da situação.

2) Em 2003 o então ministro da defesa apresentou a Lula um relatório de 20 páginas explicando toda a situação do controle de tráfego aéreo nacional, informando a necessitade urgente de mais investimentos e prevendo o caos aéreo, que vemos hoje, caso eles não fossem executados. Ou seja, Lula mente novamente ao dizer que a crise foi algo surpreendente.

3) De 2003 a 2005, mensalmente a aeronáutica enviou relatórios a Lula informando a situação precária em que o controle de tráfego aéreo se encontrava. Ou seja, a evolução da crise foi reportada mês a mês ao presidente, e mesmo assim houve uma diminuição de 50% da verba para o controle aéreo.

4) A Anac foi criada por Lula com o intuito de empregar seus companheiros de partido, que aliás não tinham qualquer competência na área de aviação civil. O que explica um pouco da incompetência da agência. Para evitar que a diretoria, ou seja seus companheiros, pudessem ser demitidos, Lula vetou a lei que permitia ao Senado demiti-los. A ironia é que agora há a possibilidade de demitir o presidente do STF, o presidente do senado e até mesmo o presidente da república, mas no presidente da Anac ninguém pode tocar.

5) A Anac foi criada sem independência orçamentária deixando-nos a dúvida: Qual o sentido de ter uma agência reguladora se ela não é independente do governo? Sem ter essa independência, a Anac sofreu sucessivos cortes de orçamento pelo governo Lula, enfraquecendo-a mais ainda. Incompetente e sem dinheiro, não pôde fiscalizar a contento a ânsia das empresas aéreas em aumentar seus lucros às custas da segurança.

6) Lula, empossou seu compadre Carlos Wilson na presidência da Infraero. Este por sua vez tratou de gastar o nosso dinheiro para enfeitar os aeroportos, superfaturando a compra de azulejos da fábrica da família dele, ao invés de reformar as pistas e aumentar a segurança. E pra variar a Anac não fiscalizou nada.

Com tudo isso a responsabilidade do governo Lula no caos aéreo em que o Brasil se encontra é evidente. A torcida do governo em culpar um morto pelo acidente, é desesperada e desrepeitosa com o povo. Correto seria assumir os erros, e assim como aconteceu com o apagão elétrico, trabalhar firme e verdadeiramente em busca da solução. Mas parece que para Lula, trabalho vale muito menos que a propaganda.

Um comentário:

Anônimo disse...

Show de bola essa materia sobre o caos a�reo e as atitudes do nosso querido presidente!!
Parab�ns