quinta-feira, outubro 07, 2010

E se o preço do petróleo diminuir?

Durante os anos 90 o preço do petróleo girou em torno de 20 dolares. Apartir de 2001, por causa da necessidade de petróleo da China o preço disparou e chegou a picos de até 120 dolares. Hoje ele está estável em 80 dolares. Sem dúvida que a descoberta de novos campos ajudou a Petrobras, mas o fato é que o faturamento, e a disponibilidade de investimentos, só aumentou por causa da abertura de capital promovida pelo governo Fernando Henrique, e pelo aumento exponencial do preço do petróleo.


Sendo a Petrobras uma empresa estatal, ou seja, seus funcionários têm estabilidade, e que recentemente para atrair mais investidores o presidente Lula garantiu que não haveria riscos pois num eventual prejuízo o governo brasileiro cobriria ele. O que será feito se o preço do petróleo voltar ao patamar de 20 dolares. Ou pior ficar abaixo disso?

O risco disso acontecer é bem alto. A exploração do Ártico logo será iniciada. O pré sal brasileiro também, e mais recentemente na costa da África ocidental foi descoberto um pré sal também. Com a possivel abundância de oferta vem a redução da cotação. E então, quem pagará a conta seremos nós, contribuintes. Dinheiro que deveria ir pra educação, saúde, segurança, indo cobrir este rombo.

Na iniciativa privada haveria mais cautela, e numa eventual crise do petroleo seria possivel dar férias coletivas, remanejamento de investimentos para outras empresas do grupo, ou até mesmo no pior dos casos demissão. Além disso, com certeza boa parte do funcionamento secundário se daria por empresas terceirizadas. É por isso que os funcionários da Petrobras são contra a privatização, medo de perder essa garantia que poderá ser paga com o dinheiro do seu bolso.

Nenhum comentário: