segunda-feira, outubro 04, 2010

A tese de quem é aliado de quem

Uma das maiores críticas à Dilma é a aliança que ela fez com as oligarquias mais atrasadas do Brasil. Aquela direita conservadora, que se mantém no poder abusando da falta de informação do povo mais humilde. Clãs como o dos Sarneys, Collors, Barbalhos e Calheiros são os exemplos mais notáveis.

Contudo, os marqueteiros de campanha dela criaram uma tese para sossegar os militantes do partido que se indignam com essa postura. A tese é a de que eles se aliaram a ela, e não ela a eles. Mas será que isso é inteiramente verdade. Basta lembrar de um ou dois anos atrás pra ver que não.

Basta lembrar do esforço da casa civil, leia-se Dilma, do governo Lula para impedir a cassação do Sarney no conselho de ética. Constrangendo até mesmo famosos senadores petistas. Quem não se lembra da revogação da renuncia irrevogável de Mercadante por causa deste constrangimento? E o apoio da bancada do PT por pressão da presidência para defender Renan Calheiros? Ninguém se lembra?

Isso mostra que a aliança tem sim mão dupla. Sem contar com os diversos cargos em ministérios e empresas estatais que essa trupe do barulho ganha e o apoio oficial do Lula para ganhar mais votos e continuar mantendo a oligarquia no poder.

Nenhum comentário: